// Fotografia panorâmica e tour virtual: tendências se propagam

ccA fotografia panorâmica é um recurso novo e absolutamente encantador: todos acham lindo e muito divertido ficar olhando as paisagens lá do alto da Torre Eiffel (ou da Torre di Pisa, da Tower of London e até mesmo – por mais incrível que pareça – de Marte). Mas um fotógrafo, designer ou até mesmo publicitário, antes de tentar a sorte numa nova área do mercado, pensaria muito mais no retorno financeiro do que na diversão que a fotografia panorâmica e imersiva pode proporcionar. Será que vale a pena investir tempo e dinheiro em cursos, equipamentos e softwares?

Aparentemente, sim. A fotografia panorâmica tem se mostrado, cada vez mais, como uma forte tendência no mercado. À medida que a internet se transforma no maior canal de vendas, os clientes procuram um diferencial para expor os seus produtos.

Hotéis, bares, restaurantes e até mesmo lojas virtuais vêm procurando cada vez mais os tours virtuais e as panorâmicas para mostrar seus espaços, produtos e serviços. E os motivos são evidentes: utilizando este recurso, as marcas ganham credibilidade junto ao cliente, que sabe exatamente o que vai adquirir, diminuindo assim as chances de um desapontamento em relação à compra.

Além disso, esse tipo de exposição garante a interatividade, também ligada à credibilidade, aumentando o tempo de visita no site. Quanto maior o tempo de visita, maiores são as chances de compra. As experiências que esse tipo de recurso pode proporcionar não são mensuráveis e ainda são pouco exploradas perto do grande potencial que possui.

Quem procura?

Várias marcas já aderiram a essa ferramenta. Um bom exemplo é a gigante espanhola Space Ibiza, uma das maiores baladas de música eletrônica do mundo, que tem inúmeras fotos panorâmicas na sua galeria e ainda proporciona um tour virtual para quem não conhece o espaço.51

Além dela, incontáveis bares, hotéis e restaurantes, no Brasil e mundo a fora, estão procurando esse serviço. O Hotel Tayo, em Caldas Novas, o restaurante Tem Kai, no Rio de Janeiro e a balada Layout80, em Curitiba são apenas alguns exemplos de como a fotografia imersiva está se espalhando pelo Brasil.

O curso no IIF

O IIF foi uma das primeiras instituições de ensino de fotografia a oferecer o curso de Fotografia Panorâmica e Imersiva. Com uma carga horária de 28 horas divididas em três dias, o curso oferece todas as noções necessárias para realizar um trabalho de altíssima qualidade.

Estão abertas as inscrições para a turma dos dias 24, 25 e 26 de maio.

Mais informações: http://photomag.iif.com.br/fotografia-panoramica/

Cadastre-se e receba as principais novidades do ramo da fotografia.

Posts Relacionados

Danilo Russo lança guia completo sobre Iluminação na Fotografia em palestra ao vivo

Danilo Russo lança guia completo sobre Iluminação na Fotografia em palestra ao vivo

O domínio da iluminação na fotografia é algo que não acontece do dia para...

[2019] VAGA: ASSISTENTE DE SALA DE AULA E FOTOGRAFIA NO IIF

[2019] VAGA: ASSISTENTE DE SALA DE AULA E FOTOGRAFIA NO IIF

O IIF (São Paulo) está com uma vaga aberta para Assistente de Sala de Aula e...

Festa da fotografia da Canon leva nomes consagrados da fotografia para o Ibirapuera

Festa da fotografia da Canon leva nomes consagrados da fotografia para o Ibirapuera

No dia 21 de setembro, o Parque Ibirapuera, em São Paulo, recebe o Zoom In...

FOTO MIS 2019 reúne obras de artistas fundamentais da história da fotografia em São Paulo

FOTO MIS 2019 reúne obras de artistas fundamentais da história da fotografia em São Paulo

Anualmente, o Museu da Imagem e do Som (MIS) realiza o FOTO MIS – antigo Maio...

Clique aqui para receber mais informações

Parceiros